PARA OUVIR E ENTENDER "ESTRELAS"

PARA OUVIR E ENTENDER ESTRELAS

Se o Papai Noel
não trouxer boneca  preta
neste Natal
meta-lhe o pé no saco!

(CUTI, Cadernos Negros- os melhores poemas, pág.4, versão para download

Comentário Társila Santos: Em minha opinião, o eu lírico, ao transcrever este poema, critica, o imperialismo cultural, que visa dominar um território ou de ima ideologia, impondo seus costumes, tradições e características da localidade dominadora.

Segundo esta prática, a soberania só é possível se houver a anulação da identidade cultural local do país ou do grupo dominado, e a inclusão de muitas normas, e características do dominador. No livro é descrita como a tentativa contemporânea de “macdonaldizar” muitos países do mundo, que consequentimente, conseguem que estes “dependam” dos dominadres.No  Brasil, desde a sua “descoberta” vem  sendo vítima deste imperialismo.

O primeiro estrangeiro a chegar a essas terras, tentou e por vezes conseguiu acabar com a cultura dos  moradores desta terra: imporam a catequitização dos índios , com a desculpa de querer  salvá-los da perdição, estagnando a sua religiosidade original , entre outro fatores, de muitas tribos. Depois, os senhores de engenho instuiram  pensamento que negro- que estavam escravizados- eram submissos aos “donos de sua liberdade” e que toda a sua cultura era suja e não digna,para poder sustentar a escravidão. Muitos anos  passaram, mas o país ainda é “vítima” deste tipo de pensamento, que ainda se perpetua principalmente em algumas pessoas ignorantes e indivíduos que oprimem, propositalmente, a parcela negra da sociedade,que a maioria numerica,tirando-lhes a auto estima, mostrando aquilo que é proveniente da “cultura  branca” com o unico que é belo, perfeito,etc. E aquilo que retrate  o negro, tentam que seja considerado no minimo estranho.E essa é a  resposta dada  no poema  “PARA OUVIR E ENTENDER “ESTRELA” de Cuti. A concientização e valorização deve vir desde a infancia. O negro precisa entender que tem  seu valor e que  deve ser respeitado.

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